-
Arquitetos: A.A.E.
- Área: 297 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shigeo Ogawa
-
Fabricantes: Inoue Industries, Sekistone, Tamiya
Ouloukyo é um espaço de convivência em torno de uma árvore Sakura.
Pilares e um telhado - “Queremos criar um espaço vivo em torno de uma árvore Sakura.” A partir dessa afirmação do cliente, o projeto surgiu com a imagem de uma cobertura feita de peças de madeira justapostas envolvendo delicadamente o espaço.
O espaço foi delineado com duas linhas semi-elípticas em curvaturas variadas, deslocadas da abertura para definir a árvore no interior. O telhado é sustentado por 23 pilares, sendo composto de 159 caibros expostos; traçados por coordenadas polares, as vigas espaçadas entre si afastam-se do arco interno e ondulam gradualmente. A estrutura de madeira, construída independentemente da estrutura de concreto armado (circundando o piso da árvore), resiste às forças sísmicas por meio de tensões de flexão nas bases dos pilares, eliminando a necessidade de suportes estruturais. Surge assim um espaço social suave e aberto, moldado por uma estrutura de telhado e pilar.
Cabana primitiva desta era - Ao longo do planejamento deste espaço, fiquei pensando o que seria uma “cabana primitiva” atualmente. A estrutura da cabana foi construída buscando uma expressão vibrante de sinais humanos no âmbito da tecnologia e envolvendo esta vibração com a paisagem cultural da localidade ancorada na construção em madeira. Minha esperança é que esta “cabana primitiva” composta de um telhado e pilares continue acumulando novas memórias deste lugar à medida que a árvore Sakura cresce.